REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS







Após diversas pesquisas na internet, selecionei três fontes/repositórios de tratam do assunto Recursos Educacionais Abertos. Há uma gama bastante extensa, o que dificulta a seleção, mas seguem algumas sugestões:
The Open University


1)  http://oro.open.ac.uk/

É um repositório de publicações de pesquisa e outros resultados da investigação da Universidade Aberta. É um recurso de acesso aberto que pode ser pesquisado e navegado livremente. Em sua grande maioria, são artigos de revistas, livros ou capítulos de livros.


LUME - Repositório Digital2) http://www.lume.ufrgs.br/

Lume é o nome dado ao Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), que significa manifestação de conhecimento, saber, luz, brilho - é o portal de acesso às publicações produzidas na Universidade e de outros documentos. Utiliza o DSpace, software desenvolvido pelo MIT e HP.
Os documentos são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação de direito autoral. Reunir, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade é o grande objetivo da Lume.
A maioria dos documentos têm acesso livre e alguns acesso restrito à UFRGS. Os documentos   podem conter texto, imagens, vídeos e áudio.

3) http://www.rcaap.pt/


RCCAP é um repositório que tem como objetivo buscar, agregar e indexar os conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades de ensino superior e outras organizações. O portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e acadêmico, como: artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

       

Referências:

http://oro.open.ac.uk/
http://www.rcaap.pt/
http://www.lume.ufrgs.br/

















Comentários

  1. Olá Eliane,

    São muito interessantes todos os repositórios que nos indicaste no teu blog, mas o RCAAP, por ser um repositório com a marca Governo de Portugal, despertou-me maior atenção. É um repositório de materiais científicos de grande relevo direccionado para diferentes tipos de publico.
    Quando acedemos ao endereço www.projeto.rcaap.pt, conseguimos visualizar ao pormenor a forma como o projeto está construído. É de fácil acesso, pois todo o site est´muito organizado.
    Adorei... Já consta da minha biblioteca do Diigo.

    Até já

    AnaToscano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO SOBRE JEAN BAUDRILLARD