NESTE BLOG


Desde os primórdios da existência humana, vivemos em constantes mudanças. O mundo vem sofrendo alterações, estamos vivendo num novo espaço de comunicação, novas ferramentas surgem com a tecnologia , possibilitando novas formas de ensinar, aprender e se relacionar e cabe à nós, a exploração das potencialidades desse espaço.

Neste blog, pretendo discutir, abordar e compartilhar assuntos sobre Educação e Tecnologia e temas trabalhados no curso de Mestrado em Pedagogia ELearning.


E para começar...vamos falar sobre...

quinta-feira, 30 de abril de 2015

MEU PLE (Personal Learning Environment)

A aprendizagem é um ato contínuo e acontece em diversos contextos e situações. 

Sendo assim, cada indivíduo passa a organizar o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem.

Diante do desenvolvimento tecnológico e a utilização das ferramentas da Web 2.0, surge o termo PLE (Personal Learning Environment).

PLE é definido de diferentes maneiras pelos teóricos. Alguns definem como ferramenta específica, outros como um conceito. De qualquer maneira, quando falamos em PLE, estamos nos reportando ao ambiente pessoal de aprendizagem.

Segundo Harmelen (2007), o PLE “é um sistema que ajuda o aprendente a tomar controle e gestão da sua própria aprendizagem através da definição das suas metas de aprendizagem, gerindo os conteúdos e os processos”.

O PLE consegue reunir num espaço as aprendizagens formais e informais, integrando interesses pessoais e profissionais, podendo ser de caráter coletivo e individual.

Segundo Castells (1999) há cinco características que envolvem a questão do paradigma informacional que, segundo ele, é “estruturador da nossa sociedade”:

1) A informação é a matéria-prima básica.

2) Penetrabilidade das novas tecnologias informacionais em um número considerável de atividades humanas, moldando processos individuais e coletivos.

3) Perda de inúmeras oportunidades daqueles que estiverem desconectados da rede.

4) Flexibilidade, possibilitando reversão, modificação e reorganização de inúmeros processos dentro da rede, fator essencial em uma sociedade em constante mudança.

5) Crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado.



MEU PLE: ATIVIDADES QUE REALIZO E 

FERRAMENTAS QUE UTILIZO NO

 AMBIENTE PESSOAL E PROFISSIONAL




Considerando as características citadas por Castells, nesta PLE são apresentadas as atividades desenvolvidas no dia a dia que, na verdade, não são estanques. 

Todas as atividades estão interligadas de alguma maneira, como uma “teia”, em que ferramentas utilizadas para comunicar, por exemplo, também podem servir para compartilhamento, como Facebook, Linkedin, Skype.

Na imagem apresentada, há um entrelaçamento entre essas atividades, e as ferramentas encontram-se no ambiente, não pertencente e nem direcionado  a uma atividade específica, já que uma mesma ferramenta pode estar inserida em mais de uma atividade. Além disso, o desenho foi desenvolvido com a intenção não só de representar essa interligação entre todas as atividades, mas também com o objetivo de mostrar seu aspecto infinito, aberto a novas descobertas, ferramentas, interesses...

Busca de informações, comunicação, compartilhamento, colaboração, organização, criação, produção, canais para entretenimento e ambientes virtuais de aprendizagem são algumas atividades que são realizadas no ambiente Web e que promovem o aprendizado.

O PLE tem caráter pessoal e revela muito do que somos e como agimos e à medida que vamos aprendendo, de acordo com nossos gostos e interesses, vai se modificando e gerando novos modelos de PLE.

Referências Bibliográficas:

Gonçalves, C.F., Rezende, P.A.O.S. & Souza, W. (2013). Ambientes Pessoais deAprendizagem: Uma prática de aprendizagem pessoal aliada à tecnologia. Acesso em 29/04/2015 de https://bibliotecadafilo.files.wordpress.com/2013/11/gonc3a7alves-rezende-souza-ambientes-pessoais-de-aprendizagem.pdf



Simões, P. (2011). PLE- Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Acesso em 29/04/2015 de http://pt.scribd.com/doc/55952337/PLE-Ambientes-Pessoais-de-Aprendizagem#scribd



VÍDEO : MEU PLE
















  

10 comentários:

  1. Olá Eliane,

    Outra forma criativa de apresentar o PLE.
    Muito obrigada pela partilha

    Abraço
    AnaToscano

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, Eliane!!!
    Gostei também do vídeo com efeitos especiais!! ;)
    Abraços,
    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane.
    É oficial, fiquei com inveja!
    Agora mais sério, gostei da representação (nota dez).
    Vou também deixar uma questão: de que forma é que Waze e Google Maps influenciam ou contribuem no teu processo de aprendizagem.

    Uma abraço
    António

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio! kkk... obrigada! A princípio, penso que todas as ferramentas nos trazem algum tipo de aprendizado. Quanto ao Waze e Google Maps, acredito que aprendemos algumas questões geográficas, como localização, direção, diferentes rotas, etc... Abraços
      Eliane

      Excluir
  4. Olá Eliane,

    Muitos parabéns pelo seu trabalho!!!
    Demonstra claramente a amplitude e complexidade de um PLE!
    Gostei bastante do seu texto!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Eliane,
    A teia, o entrelaçamento visual que criaste corresponde claramente ao que descreves na tua reflexão.
    Ótimo trabalho!!!
    De facto o teu PLE trnasparece as reflexões que deixaste no post: o PLE e o LMS cruzam-se indiscutivelmente.
    As tuas reflexões têm sido muito úteis.
    Bem-haja,
    ana

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliane,
    Aprendi mais uma mameira criativa de realizar um PLE.
    Adorei o vídeo.
    Parabéns !
    Renata

    ResponderExcluir