REA : O PRESENTE E O FUTURO DA EDUCAÇÃO ONLINE - PERSPECTIVAS E DESAFIOS
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Concepção, desenvolvimento e publicação de um REA.
Elaborado por Eliane Gonçalves Ciolfi
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CIBERCULTURA Ao falar de Cibercultura, não podemos deixar de mencionar Pierre Lévy, filósofo francês radicado no Canadá e um dos intelectuais mais respeitados no estudo da internet e tecnologias como fenômeno cultural. Lévy aborda, em seu livro Cibercultura, publicado em 1999, questões sobre o ciberespaço, o surgimento da cibercultura e implicações culturais do desenvolvimento das tecnologias. Mas, o que é ciberespaço? Segundo, Pierre Lévy, é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores, não só a infraestrutura material, mas o universo de informações e seres humanos. É um espaço de comunicação aberto. Permite vários modos de comunicação: correio eletrônico, conferências eletrônicas, hiperdocumentos compartilhados, sistemas avançados de aprendizagem e trabalho cooperativo e mundos virtuais multiusuários. As principais funções do ciberespaço são: acesso à distância, onde comunidades podem compartilhar informações, indepen
Anteriormente, selecionei e partilhei aqui, neste blog, 3 fontes/repositórios de REA que achei bem interessantes. Agora, abaixo, deixo duas sugestões de REAs que estão disponíveis online. Endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ A organização responsável por esse recurso é o Ministério de Educação e Cultura (Brasil). Este recurso tem o objetivo de compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso em diferentes formatos (áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, etc), considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando as diferenças de língua e culturas regionais. Este REA conta com materiais de diferentes países e línguas. Possui cerca de 19.838 objetos publicados até esta data, 178 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 6.341.326 visitas de 190 países. Critérios para escolha: 1) Público-alvo diversificado: destinado a profissionais do ensino bási
A aprendizagem é um ato contínuo e acontece em diversos contextos e situações. Sendo assim, cada indivíduo passa a organizar o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem. Diante do desenvolvimento tecnológico e a utilização das ferramentas da Web 2.0, surge o termo PLE (Personal Learning Environment). PLE é definido de diferentes maneiras pelos teóricos. Alguns definem como ferramenta específica, outros como um conceito. De qualquer maneira, quando falamos em PLE, estamos nos reportando ao ambiente pessoal de aprendizagem. Segundo Harmelen (2007), o PLE “é um sistema que ajuda o aprendente a tomar controle e gestão da sua própria aprendizagem através da definição das suas metas de aprendizagem, gerindo os conteúdos e os processos” . O PLE consegue reunir num espaço as aprendizagens formais e informais, integrando interesses pessoais e profissionais, podendo ser de caráter coletivo e individual. Segundo Castells (1999) há cinco características que envolvem a q
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