MEU PLE (Personal Learning Environment)
A aprendizagem é um ato contínuo e acontece em diversos contextos e situações.
Sendo assim, cada indivíduo passa a organizar o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem.
Diante do desenvolvimento tecnológico e a utilização das ferramentas da Web 2.0, surge o termo PLE (Personal Learning Environment).
PLE é definido de diferentes maneiras pelos teóricos. Alguns definem como ferramenta específica, outros como um conceito. De qualquer maneira, quando falamos em PLE, estamos nos reportando ao ambiente pessoal de aprendizagem.
Segundo Harmelen (2007), o PLE “é um sistema que ajuda o aprendente a tomar controle e gestão da sua própria aprendizagem através da definição das suas metas de aprendizagem, gerindo os conteúdos e os processos”.
O PLE consegue reunir num espaço as aprendizagens formais e informais, integrando interesses pessoais e profissionais, podendo ser de caráter coletivo e individual.
Segundo Castells (1999) há cinco características que envolvem a questão do paradigma informacional que, segundo ele, é “estruturador da nossa sociedade”:
1) A informação é a matéria-prima básica.
2) Penetrabilidade das novas tecnologias informacionais em um número considerável de atividades humanas, moldando processos individuais e coletivos.
3) Perda de inúmeras oportunidades daqueles que estiverem desconectados da rede.
4) Flexibilidade, possibilitando reversão, modificação e reorganização de inúmeros processos dentro da rede, fator essencial em uma sociedade em constante mudança.
5) Crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado.
1) A informação é a matéria-prima básica.
2) Penetrabilidade das novas tecnologias informacionais em um número considerável de atividades humanas, moldando processos individuais e coletivos.
3) Perda de inúmeras oportunidades daqueles que estiverem desconectados da rede.
4) Flexibilidade, possibilitando reversão, modificação e reorganização de inúmeros processos dentro da rede, fator essencial em uma sociedade em constante mudança.
5) Crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado.
MEU PLE: ATIVIDADES QUE REALIZO E
FERRAMENTAS QUE UTILIZO NO
AMBIENTE PESSOAL E PROFISSIONAL
Considerando as características citadas por Castells, nesta PLE são apresentadas as atividades desenvolvidas no dia a dia que, na verdade, não são estanques.
Todas as atividades estão interligadas de alguma maneira, como uma “teia”, em que ferramentas utilizadas para comunicar, por exemplo, também podem servir para compartilhamento, como Facebook, Linkedin, Skype.
Na imagem apresentada, há um entrelaçamento entre essas atividades, e as ferramentas encontram-se no ambiente, não pertencente e nem direcionado a uma atividade específica, já que uma mesma ferramenta pode estar inserida em mais de uma atividade. Além disso, o desenho foi desenvolvido com a intenção não só de representar essa interligação entre todas as atividades, mas também com o objetivo de mostrar seu aspecto infinito, aberto a novas descobertas, ferramentas, interesses...
Busca de informações, comunicação, compartilhamento, colaboração, organização, criação, produção, canais para entretenimento e ambientes virtuais de aprendizagem são algumas atividades que são realizadas no ambiente Web e que promovem o aprendizado.
O PLE tem caráter pessoal e revela muito do que somos e como agimos e à medida que vamos aprendendo, de acordo com nossos gostos e interesses, vai se modificando e gerando novos modelos de PLE.
Referências Bibliográficas:
Gonçalves, C.F., Rezende, P.A.O.S. & Souza, W. (2013). Ambientes Pessoais deAprendizagem: Uma prática de aprendizagem pessoal aliada à tecnologia. Acesso em 29/04/2015 de https://bibliotecadafilo.files.wordpress.com/2013/11/gonc3a7alves-rezende-souza-ambientes-pessoais-de-aprendizagem.pdf
Simões, P. (2011). PLE- Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Acesso em 29/04/2015 de http://pt.scribd.com/doc/55952337/PLE-Ambientes-Pessoais-de-Aprendizagem#scribd
VÍDEO : MEU PLE
Olá Eliane,
ResponderExcluirOutra forma criativa de apresentar o PLE.
Muito obrigada pela partilha
Abraço
AnaToscano
Obrigada, Ana!
ExcluirAbraços
Eliane
Parabéns pelo trabalho, Eliane!!!
ResponderExcluirGostei também do vídeo com efeitos especiais!! ;)
Abraços,
Bruna
Obrigada, Bruna!
ExcluirAbraços
Eliane
Olá Eliane.
ResponderExcluirÉ oficial, fiquei com inveja!
Agora mais sério, gostei da representação (nota dez).
Vou também deixar uma questão: de que forma é que Waze e Google Maps influenciam ou contribuem no teu processo de aprendizagem.
Uma abraço
António
Olá, Antônio! kkk... obrigada! A princípio, penso que todas as ferramentas nos trazem algum tipo de aprendizado. Quanto ao Waze e Google Maps, acredito que aprendemos algumas questões geográficas, como localização, direção, diferentes rotas, etc... Abraços
ExcluirEliane
Olá Eliane,
ResponderExcluirMuitos parabéns pelo seu trabalho!!!
Demonstra claramente a amplitude e complexidade de um PLE!
Gostei bastante do seu texto!!!
Bjinhos
Muito, obrigada, Hélder!
ExcluirBeijinhos
Eliane
Olá Eliane,
ResponderExcluirA teia, o entrelaçamento visual que criaste corresponde claramente ao que descreves na tua reflexão.
Ótimo trabalho!!!
De facto o teu PLE trnasparece as reflexões que deixaste no post: o PLE e o LMS cruzam-se indiscutivelmente.
As tuas reflexões têm sido muito úteis.
Bem-haja,
ana
Olá Eliane,
ResponderExcluirAprendi mais uma mameira criativa de realizar um PLE.
Adorei o vídeo.
Parabéns !
Renata